Teste Teste Teste

Pages

quinta-feira, 8 de março de 2012

Home » » Aos 45 anos e com sete filhos, ex-viciada tenta recobrar instinto maternal

Aos 45 anos e com sete filhos, ex-viciada tenta recobrar instinto maternal

É num barracão em obras no Gama que Maria* tenta refazer a sua vida. Tijolo a tijolo, reconstrói tudo o que o crack lhe tomou: a vontade, a dignidade e a família. Aos 45 anos, com sete filhos, foi há pouco tempo que ela passou a se reconhecer como mãe. Só depois de romper um longo relacionamento com a pedra o seu instinto maternal desabrochou.
Antes disso, Maria exercia o papel de mãe em raros momentos. Não foi quando usou drogas durante a gestação de todos os filhos, os quatro mais novos na fase em que estava escravizada pelo crack. Nem também ao fumar a pedra na sala de pré-parto de uma das crianças. Nessa época, só lhe ocorreu o instinto materno quando se negou a amamentar os bebês. Não quis passar pelo leite o que já lhes havia transmitido no sangue.

Ainda assim, a herança dessa mulher de pedra está nos frutos de seu ventre. O que a medicina avisa em teoria sobre os riscos do uso do crack durante a gravidez, Maria agora enxerga com o seu olho bom (a visão do esquerdo ficou comprometida pela droga). Os quatro meninos — uma escadinha entre 5 e 13 anos — são ansiosos, agitados e têm dificuldade de concentração. Iniciarão este mês um acompanhamento psicológico.
No Distrito Federal, existem apenas três comunidades terapêutica que acolhem mulheres viciadas. Nos últimos 16 anos, a pastora Lúcia, como é conhecida entre as dependentes, já pegou nas mãos, beijou o rosto e se envolveu com as histórias de mais de 2 mil mulheres egressas das drogas. Recebia as viciadas quando ainda não se ouvia falar do crack.Hoje, mais da metade de suas 24 internas fumava pedra. "Essa é a droga que transforma pessoas em animais", diz Lúcia, que tem como protocolo de tratamento chamar as internas de "meus bebês". "Elas estão em um processo de reaprender a viver. Perderam noções de higiene, de afeto", diz Lúcia, que adota nove meses como prazo para dar alta às suas meninas.
A Pastora já perdeu as conta de quantas viciadas se recuperaram. A Luta para renascer exige obstinação e disciplina.Faz parte desse processo cuidar do próprio corpo, aprender um oficio, ter capricho com a casa.
Fonte: Correio Braziliense
Share this games :

0 comentários:

Postar um comentário