Teste Teste Teste

Pages

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Home » » A maioria dos crimes contra idosos é cometida em casa

A maioria dos crimes contra idosos é cometida em casa

Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto lideram em número de denúncias
Secretário do Idoso, Ricardo Quirino
Apenas nos seis primeiros meses do ano, o DF já registrou 205 casos de maus-tratos ou abuso contra idosos. Sendo que, desse total, 70% acontece dentro de casa praticado por familiares ou conhecidos das vítimas, e 33% está relacionado a abuso financeiro, segundo a Secretaria Especial do Idosos (SEI). De acordo com dados da Central Judicial do Idoso (CJI), Ceilândia foi a cidade que registrou o maior número de casos no último ano, com 65 denúncias, seguida de Taguatinga e Brasília, com 33 e 30 casos, respectivamente.


Os assaltos na porta do bancos também são comuns. Para o secretário da SEI, Ricardo Quirino,  essa parcela da população torna-se a maior vítima dos criminosos. “O idoso é paciente e carinhoso. Ele para pra ouvir, diferente de uma pessoa de idade mais jovem que, se encontrar um assaltante na porta do banco, sai correndo. Por ser uma pessoa agradável e paciente, o idoso se torna um vítima fácil”, afirma o secretário. 


Para Ricardo Quirino, as denúncias ainda são bem menores que a realidade dos crimes contra idosos, já que muitos não denunciam por depender das vítimas e por medo de sofrer repressões. “As denúncias normalmente são feitas por terceiros, por exemplo os vizinhos que começam a desconfiar, porque percebe que o idoso passou uns dias sem ir na rua ou apresenta um comportamento estranho, tristeza e depressão”, disse. Segundo a CJI, 33,7% dos agressores são os próprios filhos das vítimas, e 13,3% são outros familiares com acesso aos bens financeiros dos idosos.


Serviço

Secretaria do Idoso

3361-7720 / 3233-4928

Conselho do Idoso
3346-9563 
Central Judicial 
3103-7612 
Defensoria Pública da União 
3319-4311 
Polícia Civil 
197

Fonte: Jornal Coletivo

Share this games :

0 comentários:

Postar um comentário