Teste Teste Teste

Pages

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Home » » Prefeitura inaugura residência para idosos na Zona Oeste e São Paulo atinge 510 vagas do serviço

Prefeitura inaugura residência para idosos na Zona Oeste e São Paulo atinge 510 vagas do serviço



A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no Butantã, tem capacidade para acolher até 90 idosos em 38 apartamentos. Com este equipamento, a capital dispõe de nove ILPIs com 510 vagas na rede municipal.


O prefeito de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (21) mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), na região do Butantã, Zona Oeste da cidade. Com capacidade para acolher até 90 idosos em 38 apartamentos, a instituição tem o objetivo de restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa, restabelecer vínculos familiares e sociais, promover a convivência comunitária entre os residentes de diversos graus de dependência e incentivar a realização de atividades da vida diária. Com este equipamento, a capital dispõe de nove ILPIs com 510 vagas na rede municipal.


“Este equipamento tem um simbolismo muito grande por ser voltado aos idosos. Nós encontramos São Paulo com um atendimento a 30 idosos. Hoje a cidade oferece o serviço a mais de 500 idosos sendo atendidos 24 horas por dia”, comparou o prefeito.

Localizada a Rua Professor Máximo Ribeiro Nunes, 399, Jardim Rolinópolis, a ILPI Butantã acolhe e garante proteção 24 horas por dia aos idosos em situação de vulnerabilidade social com 60 anos ou mais encaminhados pelo Ministério Público, pelos centros de acolhida e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da rede municipal. A unidade recebe pessoas de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, que estão com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda de auto cuidado.


No local, os usuários serão atendidos em período integral por uma equipe composta por 25 funcionários, entre assistentes sociais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, cozinheiras, psicólogo e enfermeira, que dividirão cinco turnos de trabalho. Diariamente são oferecidas cinco refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite).

“A importância deste serviço é o atendimento digno que ele oferece. Nós mudamos completamente o sistema e hoje temos a transformação da assistência social, que antes tinha uma relação de caridade e de troca, para uma relação de direitos. Na cidade de São Paulo, quem necessita da assistência a recebe como um direito e não como um favor. Esta foi a grande mudança dos últimos quatro anos”, destaca a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

O espaço funciona em uma unidade inserida na comunidade, com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade.

crédito da foto - Luiz Guadagnoli/Secom



 Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo
Share this games :

0 comentários:

Postar um comentário